segunda-feira, 2 de setembro de 2013


Para variar um pouco, vamos hoje falar de Moda?
Antes de continuar, quero dizer que durante ( muitos) anos trabalhei como jornalista, fazendo a cobertura
( entre 1954 e 1969) de TODOS os desfiles importantes que se realizavam no Rio, para as minhas colunas no jornal TRIBUNA da IMPRENSA  e Revista MANCHETE.  Nessa época, os desfiles mais elegantes realizavam-se nos salões da Casa Canadá. E os lançamentos de moda, eram em São Paulo.
Quando fui viver em Portugal, continuei esse meu trabalho do outro lado do mar, em jornais e revistas de Moda  da cidade do Porto..  E tive a honra de ser convidada, várias vezes ( com tudo pago) para ir a Paris assistir desfiles de Dior e Jacques Fath., que depois descrevia para as senhoras portuguesas. Por isso, minha noção do que é Moda, Elegância, tem como base uma linha mais clássica, oriunda dos costureiros europeus e italianos.
Aqui no Brasil a moda é alegra.  Descontraída.  O nosso clima pede isso.  Mas realmente, acho que no geral, as brasileiras - digo, as cariocas- não se vestem bem. Salvo algumas exceções. E em ocasiões elegantes, como casamentos ou festas.  Aí, vão elegantes - quase sempre...
  Se você ficar sentado numa esplanada ou no café de um shopping, verá de tudo! Roupas misturadas sem nenhuma noção de combinar tons, mulheres gordas que usam roupas ridículas que seriam apropriadas para as suas filhas ou netas, com menos uns 40 quilos no peso, jovens que se enfeiam pondo roupa sobre roupa, parecem umas cebolas! só porque dizem que é moda usar essas coisas sobrepostas e por aqui vai.
Eu me acho antiquada no meu gosto, quem sabe? ultrapassada.  Gosto de NÃO dar na vista, de andar sempre discreta e chic.  Não quero que olhem para mim e digam "mas que perua! "  E sim"  vai ali uma senhora fina e bem vestida ". Aposto sempre no simples, no bom, no básico.  No meu guarda-roupa e na mala, quando viajo, vai sempre um tubinho básico preto, uma calça comprida preta, de bom corte, um blazer ou um agasalho preto.  Levo também muitas blusas bonitas brancas e coloridas, muitas echarpes , sapatos e bolsas combinando. E um ou outro vestido numa cor alegre. Com isto, estou sempre bem. Em qualquer ocasião.
Eu penso assim - digo de novo - mas sempre achei que estou ultrapassada.. Por isso fiquei surpreendida e  gostei de ler o que o famoso estilista italiano Riccardo Tisci, diretor de criação de Givenchy, que veste  artistas como Beyoncê,  Rooney Mara, Madonna  e outras famosas, disse, em recente entrevista:
"O meu conselho é que se você quer estar bem vestida sempre,  invista no básico. Jaqueta preta, legging preto, trench coat e saia tubinho.  Estas peças podem ser combinadas com uma infinidade de outras, coloridas e você estará SEMPRE bem vestida".
Isto eu li agora, no jornal O GLOBO, Suplemento Ela, dia 31/agosto passado. E me senti feliz, não mais "antiquada".



Um comentário:

  1. Querida Lurdes, parabéns pelo blog.
    Fico muito feliz que nossa conversa tenha, de alguma maneira, contribuído para isto.
    Beijo carinhoso,
    Rosa

    ResponderExcluir